segunda-feira, 30 de maio de 2011

Feira do Livro

Os alunos da Escola Esmeralda visitaram a 11ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto acontece de 26 de maio a 05 de junho.

A Feira contará com uma programação cultural com mais de 600 atrações e eventos em todas as áreas artísticas e para todas as idades. Alguns deles:

— Serão mais de 25 shows com artistas de renome;

— Salão de Ideias;

— Exposições de artes visuais;

— Palavra Cantada com apresentações diárias das obras de compositores da música popular brasileiras;

— Serestas e saraus literários;

— Sessões de autógrafos com aproximadamente 100 autores nacionais, regionais e locais;

— Sessões de contadores de estórias voltadas às crianças da rede municipal da cidade e da região com horário marcado;

- O Cinema na Feira é montado em um espaço na praça onde são apresentados os documentários, curtas locais e grandes filmes do cinema mundial e os nacionais baseados em livros que podem ser encontrados na Feira;

— Concertos da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e apresentações de corais da cidade;

— Oficinas de literatura, cursos, workshops e palestras para professores;

— Dança de leitura dramática, cultura negra e cordel;

— A Vila do Livro é um estande só para crianças, que mostra de maneira lúdica a elaboração do livro;

— Estande das Editoras Universitárias oferece um desconto de até 60% na venda de livros



Confira algumas fotos:

























A palestra do Dia foi com a autora gaúcha Lya Luft:



Na tarde do dia 27 no Theatro Pedro II a escritora Lya Luft, autora de mais de 20 livros publicados, que também escreve semanalmente na revista Veja , disse que apoia totalmente este tipo de evento, que tem seu foco maior na educação e na cultura de forma séria e abrangente. Lia conta que a presença de livros na vida dos brasileiros deveria se tornar "um objeto tão cotidiano como o pão e o café na mesa de todos e quando isso começar a acontecer, aí sim muitos brasileiros terão condições de serem mais cultos”, considera.

Almoço do Dia das Mães

A escola Esmeralda ofereceu para seus professores dia 06 de maio um almoço em comemoração ao Dia das Mães.

No cardápio, foram servidos pratos típicos da culinária Árabe/Indiana. A comida foi toda preparada na escola pelas funcionárias. Foi um almoço simples, mas o clima estava super gostso, eles acabaram fazendo uma única mesa com todos juntos.

Confira as fotos:




ABAG RP - AGRISHOW

Os quase 13 mil alunos, integrantes do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” em 2011, puderam participar do concurso de redação, cujo tema foi: “Agricultura, tecnologia e meio ambiente”. Todos concorreram a uma visita à Agrishow.

Os autores das melhores redações visitaram a feira, no dia 5 de maio, acompanhados de um professor. O grupo de cerca de 150 pessoas passou o dia na feira visitando a parte estática e a dinâmica, para “entender” o que é tecnologia aplicada ao agronegócio. Foi o décimo ano seguido que alunos da rede pública de ensino da região de Ribeirão Preto visitam a Agrishow.

Em 2011 o Programa Educacional “Agronegócio na Escola” está sendo desenvolvido em 23 municípios da região de Ribeirão Preto. São quase 13.000 estudantes e cerca de 160 professores de 74 escolas. As cidades participantes neste ano são: Barretos, Bebedouro, Brodowski, Cássia dos Coqueiros, Colina, Colômbia, Descalvado, Guapiaçú, Guaraci, Guariba, Ipuã, Jaboticabal, Jardinópolis, Monte Alto, Monte Azul Paulista, Restinga, Ribeirão Corrente, Ribeirão Preto, Rincão, Santa Cruz da Esperança, Sertãozinho, Severínia e Terra Roxa.

Confira algumas fotos:









• Próxima etapa: 3/6/2011

Capacitação dos professores

A próxima etapa do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” é a palestra de capacitação para professores, que acontecerá no dia 03 de Junho. A palestra: “Agronegócio Brasileiro no Mundo”, será proferida pelo Prof. Dr. Roberto Rodrigues*.

O evento será realizado às 14h00, no Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Cana – IAC/Apta, localizado na Rodovia Antônio Duarte Nogueira - km 321 (Anel Viário Contorno Sul), em Ribeirão Preto.

Roberto Rodrigues

· - Coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas - GVAgro;

· - Presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp;

· - Professor Titular do Departamento de Economia Rural da Unesp – Jaboticabal;

· - Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no período de 2003 a 2006.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Esmeralda em Notícias


A jornalista Adriana Helena Crepaldi, a convite da direção da escola Esmeralda, fez uma palestra para os alunos das oitavas séries do período da manhã, onde explicou detalhadamente todo o processo de elaboração e execução de um jornal.Os alunos que juntamente com a Professora Silvia Helena Pitelli estão desenvolvendo o projeto Esmeralda em Notícias,que prevê a edição do jornal da escola, receberam noções básicas de diagramação, divisão de terefas, cronogramas e escolha dos temas a serem abordados no jornal.





quarta-feira, 11 de maio de 2011

A PRINCESA E O SAPO




Dentro do Projeto A ESCOLA VAI AO TEATRO em parceria com a KG Produções Artísiticas, os alunos da Escola Esmeralda foram, no dia 05 de maio, assistir a mais um grande espetáulo infantil.
A lenda da princesa que beija o sapo é uma história que ouvimos desde criança.

Seguindo o costumeiro padrão de qualidade de seus musicais a Pinheiro Produções Artísticas trouxe para o palco a cativante fábula, A PRINCESA E O SAPO.

A apresentação contou com efeitos especiais, fundindo animação e outros recursos.

A PRINCESA E O SAPO faz referência ao berço do jazz. As lindas canções da peça são inspiradas no gênero que colocou a cidade de Nova Orleans como reduto da boa música universal.




terça-feira, 10 de maio de 2011

Revista VILLA




Neste mês, um dos destaques da Revista Villa, foi a diretora da escola Esmeralda Duarte Olga Paro, confira abaixo a matéria e as fotos do Making Of:







Olga Paro


Formada em Pedagogia ela trabalhou durante 14 anos ministrando aulas de ciências e matemática. Porém, há 10 anos, atua como diretora de uma instituição de ensino.

Numa rápida conversa, Olga explicou que o papel do diretor mudou muito dizendo ainda: “Hoje, um diretor precisa entender não só de educação, mas de gestão de recursos humanos e financeiros, além de demonstrar liderança. É fundamental que ele tenha uma visão ampla, compromisso com o que faz.”



Mãe de Marcela, 18 anos e José Victor, 14 anos, ela sabe da responsabilidade de formar cidadão. “Educar é uma tarefa bastante complexa, sobretudo pelo fato da sociedade moderna estar vivendo um momento de mudanças significativas”.



Olga que tem além de espírito empreendedor, o conceito de Marketing Institucional, criou um blog, especialmente para postar as principais atividades realizadas na Escola onde atua . No www.olgasilviaparo.blogspot.com , ela fica mais próxima dos pais e dos alunos.





MAKING OF: