quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Parque do Peãozinho

Durante a Festa do Peão de Barretos os alunos da escola Esmeralda estiveram em visita as Rancho do Peãozinho.

Um dos espaços mais visitados e mais importantes do Parque do Peão ocupa atualmente uma área de 35 mil metros quadrados e traz atrações diversas que têm como lema: a Diversão para a Educação.

Além de outras atrações como passeios em charretes e cavalos, apresentações de danças e artesanato indígena com tribos presentes, como os Pataxós, além de todo esse espaço, onde a criança tem contato com a natureza e com a cultura sertaneja, o Rancho do Peãozinho tem também atrações que trazem diversão e educação para os visitantes, como a Mini-cidade que em parceria com a UniFeb (Centro Universitário de Educação de Barretos) e a Policia Rodoviária, ensina noções básicas de trânsito e o Escovódromo, local onde a higiene bucal é ensinada de maneira divertida por uma dentista voluntária.

O local reproduz o próprio Parque do Peão em uma versão mirim, com:

  • Arena, onde são realizados os rodeios em carneiros e júnior;
  • Berrantinho, correspondente ao Espaço Berrantão, que possui atrações como escolha da Mini-Rainha e Rainha do Peãozinho, apresentações de cantores mirins, grupos de danças e outras atividades culturais;
  • Mini-Fazenda onde as crianças aprendem todo o processo de produção e conhecem plantas que ficam em uma mini-estufa e Mini-zoológico com animais exóticos e ensinamentos sobre os bons tratos aos animais.

ABAG-RP





O Programa Educacional “Agronegócio na Escola”, desenvolvido pela Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (ABAG/RP) em parceria com Secretarias Municipais da Educação, é uma das ferramentas utilizadas pela ABAG/RP para a valorização da imagem do agronegócio. Seus objetivos consistem na apresentação dos conceitos fundamentais do agronegócio:

  • Desenvolvimento da percepção da interdependência campo-cidade;
  • Difusão das atividades de responsabilidade social desenvolvidas pelas empresas do setor;
  • Conscientização sobre a importância da preservação ambiental e do manejo adequado dos recursos naturais;
  • Difusão das oportunidades decorrentes do associativismo e da cooperação;
  • Ampliação do conhecimento sobre as oportunidades profissionais oferecidas na região e
  • Incentivo ao desenvolvimento das competências em escrita, leitura e manifestações artísticas dos estudantes.
O Programa Educacional “Agronegócio na Escola” é composto por uma série de atividades desenvolvidas ao longo do ano junto às escolas municipais das cidades cuja Secretária de Educação celebrou o acordo de cooperação com a ABAG/RP. entre elas está
visitas às empresas associadas, para que possam ver a aplicação prática dos conceitos estudados. Além disso, os educadores recebem material de apoio pedagógico, como vídeos, textos, cartilhas e livros.
O trabalho com os alunos em sala de aula é feito exclusivamente pelos professores, que relacionam o conteúdo programático de suas disciplinas com exemplos vivenciados na prática, durante as visitas, ou adquiridos em palestras e pesquisas.