quarta-feira, 23 de março de 2011

Parceria ABAGRP


A convite do presidente do Grupo Guarani, a escola Esmeralda irá participar do programa educacional desenvolvido pela ABAG, Associação Brasileira de Agronegócio.

A diretora Olga Paro esteve em reunião dia 02/03/11, em Ribeirão Preto, com Monika Bergamaschi, diretora da ABAG,onde foi firmado essa parceria.

Confira abaixo um texto bem esclarecido sobre a ABAG e essa parceria:

Programa Educacional “Agronegócio na Escola”


Um dos instrumentos mais eficazes para promover a valorização da imagem do Agronegócio é a educação, por isto a ABAG/RP criou o “Agronegócio na Escola”.

O Programa amplia a consciência dos estudantes sobre as atividades agroindustriais da região, a necessidade da conservação ambiental, os valores de cidadania e a consequente melhoria na qualidade de vida.

Alunos e professores contam com material de suporte pedagógico, realizam visitas em empresas associadas à ABAG/RP e participam de eventos e concursos ao longo do ano.

De 2001 a 2008 o Programa foi Realizado em parceria com a Secretaria Estadual da Educação e implantado em escolas pertencentes a 10 Diretorias de Ensino da macrorregião de Ribeirão Preto. Foi destinado aos estudantes da primeira série do ensino médio, com o objetivo de levar os conceitos fundamentais do agronegócio para as salas de aula, de forma multidisciplinar.

Em 2009 a ABAG/RP decidiu firmar parcerias com as Secretarias Municipais de Educação.Ribeirão Preto foi a cidade piloto nesta nova fase do “Agronegócio na Escola”, que beneficiou 5.300 alunos de 25 escolas do município.
Em 2010 já são 14 municípios participantes, com 66 escolas e 11.900 alunos.
Desde 2001 mais de 110 mil alunos já foram beneficiados pelo Programa Educacional “Agronegócio na Escola”.

- Possibilitar aos alunos a conexão entre teoria e prática, levando a realidade para a sala de aula e vice-versa;

- Oferecer oportunidades para que os alunos ampliem seus horizontes, enxerguem perspectivas, se orgulhem da região onde vivem;

- Mostrar as diversas categorias profissionais envolvidas nas atividades do Agronegócio;

- Contribuir para a diminuição da evasão escolar, estimulando o interesse e participação nas disciplinas cursadas;

- Conscientizar os alunos sobre a necessidade da preservação ambiental, do resgate dos valores de cidadania e da melhoria na qualidade de vida.

O que é Agronegócio?

Agronegócio é a soma das operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas, das operações de produção nas unidades agrícolas, do armazenamento, processamento e comercialização dos produtos agrícolas e itens produzidos a partir deles.

Agronegócio envolve desde a pesquisa científica até a comercialização de alimentos, fibras e energia.

No Brasil, o agronegócio é responsável por 1/4 do PIB, 36% da pauta de exportações e 37% dos postos de trabalho.

http://www.abagrp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário